Verona – Itália

Verona, situada no norte da Itália na região de Veneto, região essa que produz o melhor vinho pró-seco do mundo, com 2 mil anos de história, a cidade foi um importante centro político e econômico durante o período romano, época da qual se originam edificações ainda hoje existentes, como a Arena de Verona e o teatro romano. O centro histórico é tombado como Patrimônio Mundial da Unesco, Verona é um destino que reúne monumentos antigos e construções do período medieval, um lugar encantador para caminhar, apreciar suas preciosidades marcadas pela passagem dos séculos e até fazer algumas compras. Cidade das artes e do amor, ela foi cenário da história de Romeo e Giulieta, imortalizada por Shakespeare, o que dá a Verona também o título de Cidade dos Namorados.

 

IMG_7907site
Piazza delle Erbe

A sacada da casa da Giulieta é um dos lugares mais visitados, era naquela sacada que ela ouvia seu grande amor Romeo proclamar todo seu amor por ela.
Romeo e Giulieta ( em italiano ) ou Romeu e Julieta, é um dos casais mais conhecidos no mundo, devido sua trágica história.
Há dúvidas se a história entre eles realmente ocorreu da forma como é contada. Shakespeare retrata o romance proibido de um casal jovem, cujas famílias vivem em pé de guerra em Verona; quando o casal morre de forma trágica, as famílias se unem.

Embora não se tenha certeza da existência do romance desse casal, as famílias Capuleto e Montecchio realmente existiram. Eram abastadas famílias da cidade e foram mencionadas na Divina Comédia de Dante Alighieri, que menciona a rivalidade entre os guelfos e gibelinos, grupos com visões políticas opostas da época.

A existência ou não desse famoso romance não tem uma resposta definitiva, mas as casas das famílias rivais resistem ao tempo. A família dos “Capuleto” viveu no local que hoje é visitado como a “Casa de Giulieta”, e sem dúvida é uma das principais atrações de Verona, nela você pode fazer uma visita no interior da casa, mas o maior destaque é a estátua da Giulieta, e conforme a tradição, todos devem fazer a foto na estátua segurando o peito do lado direito dela, assim terá prosperidade e felicidade no amor. Muitos bilhetinhos e cadeados com nomes de casais apaixonados são deixados na casa de Giulieta.

IMG_7960site
O portal que separa a cidade ao centro antigo. Sem dúvida é um dos melhores lugares para curtir a gastronomia.

Existem duas Verona, uma antes de passar por esse portal e outra após esse portal, que da acesso ao centro antigo. A Verona antes desse portal é a cidade dos moradores e o após esse portal, a cidade dos turistas. No centro antigo é que está a maior parte dos restaurantes, hotéis, lojas e atrações. Nela também está situada a Casa da Giuleta, o Teatro e a Arena. Um mundo a parte dentro de uma única cidade

Após atravessar o Portal, a Piazza Bra é o cartão de visita do centro antigo, é uma das praças mais conhecidas da Itália. O acesso à praça é feito através dos Portões da Piazza Bra, ao seu redor ficam edifícios importantes para a cidade, como o Palácio della Gran Guardia, o Municipio di Verona, e a Arena di Verona, um anfiteatro romano muito bem conversado. O anfiteatro de Verona é uma espécie de “Coliseu de Verona”, pode ser visitado internamente, antigamente uma das principais atrações eram lutas entre gladiadores.

IMG_7936site

Via Giuseppe Mazzini: Umas das principais e mais charmosas ruas do centro antigo, nela está localizada muitas lojas de roupas, presentes, cafés e gelaterias.

Piazza delle Erbe: Centro da vida política e econômica da cidade desde o período romano, a Piazza dele Erbe reúne alguns edifícios históricos e era ali que existia o foro romano da cidade. Entre as atrações e edifícios ao redor da praça estão o Palazzo Maffei, construído em estilo barroco em 1668, a Casa dei Mazzanti, o Arco della Costa, a fonte de Maddona Verona, de 1378, além do Palazzo della Ragioni, onde está a Torre dei Lamberti.

Piazza dei Signori: Uma praça cercada por edifícios conectados e por arcos muito bonitos, como o Arco della Costa. No centro da praça está um monumento dedicado a Dante Alighieri e ao seu redor prédios como o Palazzo degli Scaligeri, Palazzo dei Capitanio e a Loggia dei Consiglio, que já abrigou muitas reuniões do conselho da cidade.

Castelvecchio e a Ponte Scaligero: Importante atração de Verona, o Castelvecchio, foi construído entre 1354 e 1356 sobre antigas fortificações que já existiam no lugar. O local foi construído por Casagrande II della Scala, como local de defesa e fortificação da cidade. Sua construção exibe uma muralha fortificada ao seu redor, 7 torres, além de uma ponte que dá acesso ao local atravessando o Rio Adige.

Colina de San Pietro e Teatro Romano: A Colina de San Pietro é um lugar menos popular, mas com diferentes atrações, a região oferece uma vista panorâmica muito bonita. Na Colina ficam também o Castelo San Pietro e a Igreja de San Stefano, esse roteiro você pode fazer de funicular, um meio de transporte que liga a parte baixa a alta da colina.
A arena de Verona, foi construído no final do século I a.C. A fachada era originalmente de pedra calcária, branca e rosada, originária de Valpolicella.

Graças à sua impressionante acústica, a Arena de Verona é um excelente local para a realização de concertos, como de Andrea Bocelli e Ligabue, um dos maiores nomes do rock italiano.

Dá para conhecer Verona em um único dia, mas se você for disposto a curtir a cidade, vale a pena se hospedar por vários dias e aproveitar cada momento na Cidade do Amor.

Texto e Fotos: Walter Fernandes

Leia matéria completa em nossa edição 81 setembro/2023 https://issuu.com/revistaflashcampinas/docs/edi_o81?fr=xKAE9_zU1NQ