Jungfraujoch – Suíça

Jungfraujoch ou também chamada de Jungfrau (em alemão significa “donzela”), com altitude de 4158 m, é uma montanha dos Alpes Berneses no vale de Grindelwald, na Suíça.

Faz parte dos cumes dos Alpes, é considerado o lugar mais alto dos Alpes Suíços e o Topo da Europa. Foi escalado até ao topo pela primeira vez em 1811 pelos irmãos Meyer, Johann Rudolf e Hieronymus.

Vários montanhistas e alpinistas se aventuram até hoje em sua escalada, inclusive um brasileiro morreu tempos atrás na tentativa de imersão a Jungfrau.

Hoje a subida é facilitada pela existência da linha férrea, que circula pelo interior da montanha até à estação de Jungfraujoch, a mais alta da Europa e recebe milhares de turistas o ano todo.

 

IMG-20230703-WA0033

 

Como Chegar a Jungfraujoch

A porta de entrada é a cidade de Interlaken, e na estação Interlaken Ost é que partem os trens. De lá, você vai viajar pela Bernese Oberland Railway. É possível pegar duas opções de trem, um que vai por Lauterbrunnen e outra que vai por Grindelwald, eu acabei indo por Grindewald, que é uma vilinha nos Alpes de conto de fadas, tudo nela é muito mágico e fascinante.

 

Chegando em uma destas duas estações, você pega um outro trem já na Wengernalp Railway. Este último trem vai te levar até Kleine Scheidegg, uma estação com uma vista maravilhosa do que está por vir. Dali você segue em um outro trem que vai te levar até a estação final Jungfrau Railway que te leva diretamente ao topo da Europa, Jungfraujoch.
Ao todo são três trens que você pega, numa viagem com duração de um pouco mais de duas horas.

 

Valor dos tickets:
Não é barato subir até o Topo da Europa de trem, mas vale muito a pena, e se você estiver em Interlaken, tem que ir. É como visitar Roma e não ver o Coliseu, ou ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor.

É uma experiência única, que você vai guardar para o resto da sua vida.
A energia da montanha é algo inexplicável.

O preço de ida e volta custa em média 200 CHF ( Francos Suiços) de segunda classe por pessoa.
Você pode adquirir aqui no Brasil através de uma agência credenciada os ticktes ou comprar diretamente na estação Interlaken Ost.
Eu comprei no Brasil antes de ir, e não tive problemas.

 

site2

 

História da Estação mais Alta da Europa

O suíço Adolf Guyer Zeller teve a grande visão de empreendedorismo ao construir um túnel que o levasse ao topo de Jungfrau em 1893.
O empreendimento contou com muitos acidentes e mortes devido as condições de trabalho (frio e altitude). O maior deles aconteceu quando 30 toneladas de dinamites explodiram acidentalmente.

Após 16 anos de construção e adversidades, o trajeto até o ponto mais alto foi construído. É lá que fica Sphinx, um dos mais altos observatórios astronômicos do mundo. A estação foi aberta aos turistas no dia 1º de Agosto de 1912.
Ao visitar Jungfraujoch, uma área chamada Alpine Sensation é destinada a contar um pouco de sua história. Você conhece tudo guiado por uma esteira que te leva por imagens, músicas, luzes e quanto foi difícil e perigoso foi construir essa estação.

 

No observatório Sphinx, um elevador te leva a 117 metros acima da estação. Antes de chegar aos elevadores que te levam até o Sphinx, você passa por uma sala com imagens de vídeos em 360º do lugar em si.
O observatório oferece vista panorâmica das montanhas, tanto do terraço como de seu interior com suas janelas também panorâmicas.

Uma outra atração é o Ice Palace. São caminhos através do gelo preservados até hoje. Além disso, possui esculturas e um bar todinho de gelo.

Ainda dentro do edifício você encontra cinco restaurantes, com paisagens incríveis para os alpes, algumas lojas e também um lugar chamado Lindt Swiss Chocolate Heaven.

Acho que não preciso dizer muito né, mas sim é uma loja de um dos melhores chocolates do mundo, onde também te ensinam sobre a história do chocolate e como ele é feito.

 

site3

 

 

Do lado de fora, você pode ir brincar na neve e apreciar a vista, que também inclui a geleira Grosser Aletsch Glacier.

Durante a temporada de inverno entre Dezembro e Fevereiro você pode esquiar e fazer Snowboard, mas essas atividades não estão inclusas no ticket.

Nós fomos em Novembro e a estação estava fechada para a prática de esportes de neve.
É possível caminhar pela neve até em mais ou menos uma hora até a cabana de Mönchsjoch (uma cabana numa parte alta da montanha que te oferece uma vista diferente das montanhas). Aconselho o uso de casaco térmico, luvas, cachecol e gorro, além de segunda pele e até mesmo um moleton por baixo do casaco.

O ar gelado acaricia seu rosto, a neve estala sob seus pés e o panorama quase tira o fôlego: de um lado a vista do Mittelland até os Vosges, do outro o Glaciar Aletsch. Quem estiver no topo de Jungfraujoch, sentirá que está em um lugar Único.

Neve e gelo é garantido durante 365 dias do ano, você terá como vista a Floresta Negra e dos Vosges e do outro lado, o monumental fluxo de gelo da Geleira Aletsch, ladeada por picos de quatro mil metros.

 

Site1

 
No Tour pelo Palácio do Gelo, você vai apreciar as esculturas de gelo, dentro de um mundo gelado. O caminho é por corredores de gelo e tome cuidado com o piso, para não escorregar. Recomendo uso de botas de Trekking ou alpinismo.

Águias, pinguins, ursos e a placa Top Of Europe são algumas das esculturas de gelo expostas.
Jungfraujoch é Patrimônio Mundial da UNESCO, o glaciar mais longo dos Alpes.

Foi intitulado como o primeiro patrimônio natural dos Alpes.
Dica: Tente pegar o trem o mais cedo possível na estação Interlaken Ost, logo nos primeiros horários do dia, pois, a viagem é o famoso Bate e Volta. Aproveite o máximo de tempo no Topo da Europa e cuidado para não perder o último trem de volta para a cidade.

 

Texto e Fotos: Walter Fernandes

 

Confiram matéria completa edição julho/2023 https://issuu.com/revistaflashcampinas/docs/edi_o80