Veneza – Itália

Veneza, em italiano Venezia, situada no nordeste da Itália, abrange um arquipélago de 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes.

Ela está localizada na pantanosa Lagoa de Veneza, que se estende ao longo da costa, banhada pelo mar Adriático e entre as bocas dos rios Po e Piave. Veneza é famosa pela beleza de sua arquitetura e obras de arte. Uma parte da cidade está listada como um Patrimônio Mundial, juntamente com a sua lagoa.
Veneza é a capital da região de Veneto e tem aproximadamente 280 mil habitantes, isto é, moradores fixos.

 

IMG_8896aSITE

 

 

O nome é derivado do antigo povo veneti, que habitou a região até o século X a.C. A cidade foi a capital da histórica República de Veneza e é conhecida como o “La Dominante”, “Serenissima”, “Rainha do Adriático”, “Cidade da Água”, “Cidade Flutuante” e “Cidade dos Canais”.

 

A República de Veneza foi uma grande potência marítima durante a Idade Média e o Renascimento, além de ser um ponto de parada para as Cruzadas e a Batalha de Lepanto, bem como um centro comercial muito importante
especialmente de produtos como seda, fibra e especiarias e artístico entre o século XIII até o final do século XVII.

 

Tamanha importância fez de Veneza uma cidade rica em quase toda a sua história. Veneza também é conhecida por seus vários movimentos artísticos importantes, especialmente do período renascentista.

 

IMG_8960aSITE

 

 

Veneza sem as gôndolas não seria a mesma, e a profissão de Gondoleiro é muito requisitada entre os homens da região.

A preparação requer muito treino e a prova de admissão é extremamente rígida, um grupo de instrutores avaliam o percurso e a condução, podendo conceder ou não ao Gondoleiro a licença para exercer a profissão, considerada um das mais antigas de Veneza.

 

Fotos: Walter Fernandes

 

Confiram matéria completa clicando aqui https://www.yumpu.com/pt/document/read/67354349/revista-flash-campinas