Florença – Itália

Florença, a cidade mundialmente conhecida pela arte e cultura, terra de Michelangelo e Leonardo da Vinci, é a maior cidade da região da Toscana. Berço do renascentismo e de vários artistas famosos, a cidade respira arquitetura, com esculturas espalhadas por todos os lados, a Cittá ( cidade) é um museu a céu aberto.

 

Ao caminhar pelas suas charmosas ruas estreitas, sentimos toda a energia que só a cidade natal de Dante Alighieri, autor da Divina Comédia tem. Florença foi devastada pelas invasões bárbaras e no período bizantino foi alvo de disputa entre Godos e Bizantinos, anos depois, foi dominada pelos Lombardos. No século VIII tornou-se um condado do Império Romano.

 

Screenshot_Site

 

Com a chegada da poderosa família Medici, a cidade ganhou certo fôlego. Começava a época do Renascimento, que marcou a história da arte italiana e mundial.

A cultura, a ciência, a literatura e as atividades humanas foram colocadas em primeiro plano e, a partir daí, surgiu uma quantidade gigantesca de obras importantíssimas. Brunelleschi, Michelangelo e Leonardo da Vinci são apenas alguns dos toscanos que revolucionaram a história mundial.

A Cattedrale di Santa Maria del Fiore, mas conhecida como o Duomo, é sem dúvida um dos prédios mais imponentes da cidade, seus mármores verdes, brancos e rosas chamam a atenção pela beleza.
A grande cúpula de Brunelleschi vista de vários ângulos da cidade, mostra que Florença é, sem dúvida, uma das cidades mais importantes e belas da Itália.

Em torno do Duomo estão vários restaurantes, cafés, gelaterias e lojas de grifes italianas famosas.
O local também é reduto de vários artistas que expõe suas obras, telas, esculturas e músicos de ruas, no repertório algumas canções brasileiras, como de Dorival Caymmi e Tom Jobim.

A Galleria dell ’ Accademia é onde está exposto a escultura original de David de Michelangelo.
O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor.

No prédio ao lado da Academia funciona a Universidade de Florença.
Outro ilustre ex morador de Florença, foi Galileu Galilei, sua casa fica próxima ao Giardino ( jardim ) Bardini.

 

IMG_7794site

 

O Mercato Centrale Firenze é um ponto gastronômico, além das barraquinhas que vendem comidas típicas da Toscana, vários restaurantes servem outros pratos, além de frustos do mar, massas e doces.

O ambiente é democrático, é você que escolhe qual das mesinhas que ficam ao centro do mercado que você vai se sentar para comer ou beber.

Se for para apenas beber, aconselho os balcões, além de belos, o atendimento pelos garçons é mais rápido.

A bistecca alla Fiorentina é um prato de carne típico muito tradicional na região da Toscana. Consiste em um corte que contém o contra filé e o filé mignon bovino da raça Chianina.

 

IMG_7872site

 

A Piazzale Michelangelo, é um terraço panoramico com jardins, bem arborizada e do seu alto você tem a visão da Torre Porta San Niccolò e de toda Florença.

Debaixo da Piazzale Michelangelo encontra-se o Museu Bardini, um interessante museu com grandes cerâmicas de Della Robbia, artefatos gregos e romanos e algumas obras de Donatello.

A Piazzale é ótimo para pique niques ou brindes com guarrafas de vinhos, principalmente por casais. É roteiro obrigatório em Florença, pois, além da bela vista os turistas sempre fazem lindas fotos.

Para chegar a Piazzale Michelangela saindo do Duomo, a pé, você atravessa a Ponte Vecchio, vira a esquerda e anda pela calçada na avenida Lungano Serristori, um passeio de uns 30 minutos, caminhando tranquilamente. O acesso ao alto da Piazzale é por escadas e rampas.

Piazzale Michelangelo – A Visão de toda Florença A Ponte é em formato de um arco medieval e está situada sobre o famoso Rio Arno. em torno dele muitos fazem fotos da Ponte Santa Trinita.

A Ponte Vecchio, cartão-postal da cidade, dá o clima romântico de Florença, As origens da “Ponte Velha” remontam ao ano 1345, o que faz dela a ponte de pedra mais antiga da Europa.

IMG-2Site
Piazzale Michelangelo – A Visão de toda Florença

A Ponte é em formato de um arco medieval e está situada sobre o famoso Rio Arno. em torno dele muitos fazem fotos da Ponte Santa Trinita.

Na Ponte Vecchio, você vai se deparar com várias joalherias, na vitrine, jóias de alto requinte e valores bem elevados em Euro.

Ao longo da ponte, há vários cadeados, principalmente em torno da estátua de Benvenuto Cellini.

A história se remete a antiga ideia que ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, o casal nunca se separa.

 

Texto e Fotos: Walter Fernandes