Ollantaytambo – Peru

 

IMG_4901site

 

Ollantaytambo é uma das cidades mais importantes do Vale Sagrado dos Incas em Cusco. É o único lugar que preserva seu antigo desenho urbano inca. É passagem obrigatória antes de chegar a Machu Picchu, por isso é muito visitado. É a única cidade inca que ainda é habitada. Suas ruas de pedra preservam a arquitetura combinada com templos e praças coloniais. Preparada para receber turistas do mundo inteiro, com restaurantes, barzinhos, cafés e hotéis. Todos com características bem peculiares. Ollantaytambo é conhecida como a “Cidade Inca Viva”. Seus habitantes mantém algumas das tradições herdadas por seus ancestrais incas. Sua principal atração turística é o sítio arqueológico, também chamado de fortaleza.

 

IMG_4895site
Tuk Tuk

O Tuk Tuk, como é chamado o moto táxi no Peru, é um transporte muito usado em Ollantaytambo.
São utilizados em pequenos trajetos, mais baratos que os outros transportes. Existem vários deles circulando dentro da cidade e na estrada que liga a Urubamba.
Levam desde crianças a escola, peruanos em suas necessidades do dia a dia e é claro, turistas que querem dar uma voltinha.

O sítio arqueológico de Ollantaytambo era um centro militar, religioso e agrícola. Este fabuloso cenário arquitetônico é interessante devido ao tamanho, originalidade e detalhe de suas estruturas. Nota-se nas construções o mais perfeito alinhamento e nivelamento, onde pude constatar utilizando o nivelador através de um app pelo celular. As formas arredondadas nas quinas e o polimento extremamente liso nas rochas, foram outros fatores que chamaram minha atenção.

 

IMG_4803sitio

 

O Templo do Sol Os incas adoravam o sol, para eles o sol era o Deus Inti. Este monumento é formado por seis enormes rochas, que formam a parede, e o incrível é que são precisamente alinhadas.
O mais impressionante é que o sítio foi construído com rochas extraídas do vale das montanhas localizado na área atrás do Templo do Sol.

Segundo meu guia, estudiosos acreditam que todo trabalho foi feito pelo Homem, os incas se empenharam para movê-las, utilizando estacas de madeira como rodas, cordas e o trabalho em equipe de muitos homens, atravessando o vale, rios e montanhas, tudo com a finalidade de construir o sítio. E sem dúvida, o Templo do Sol deveria ser o altar mais sagrado para eles nesse lugar.

Na foto abaixo podemos ver a ponta do altar do Templo do Sol e o vale das montanhas de onde as rochas foram extraídas para a construção do sítio arqueológico e também do Templo do Sol. A distância entre as montanhas e o sítio é grande, já algumas pessoas acreditam que o homem não conseguiria realizar todo esse trabalho com a precária tecnologia daquela época, e que tiveram ajuda extraterrrestre na construção. A questão é que o Inca tinha tempo, e muitas questões religiosas, o que é suficiente para a tese dos estudiosos.

 

IMG_4829sitio

 

_DSC7376site
Walter Fernandes no Templo do Sol

 

Ollantaytambo é rota obrigatória para quem está indo para Machu Picchu, o transporte mais usado é o trem, da Cia Inca Rail. Os vagões são confortáveis, conta com serviço de bordo, na classe voyager, a mais econômica é servido chás, café e snacks e na 1ª classe o que há de melhor na gastronomia peruana. Os preços são entre U$ 65,00 a 90,00 na voyager e U$ 180,00/média na 1ª Classe, por pessoa. A viagem dura em média 1h30 até Machu Picchu. No mesmo trajeto o trem para nas estações para os trekkings e montanhistas que optam em fazer o Caminho Inca. Para entrar no sítio de Ollantaytambo é obrigatório a compra do ticket, o valor é em dólar. Consulte: www.sunaqperu.com

 

20190525_082712site

 

O sítio arqueológico conserva:
A Casa Real do Sol A Real Casa del Sol é composto por 17 terraços superpostos muito grandes, de frente para a praça principal da cidade.
O forte Choqana
A Praça Mañay Raqay ou ‘K’uychipunku’ localizado próximo à porta de entrada do sítio arqueológico. Suas paredes têm muitas aberturas que, acredita-se, seriam portas.
A Capa Monumental e o Recinto dos 10 Nichos
O Banho da Ñusta: Uma fonte com 3 tomadas de água esculpidas no interior. Eles são conhecidos como fontes litúrgicas e podem ser encontrados nas principais cidades do Império Inca.
As plataformas: Grupos de plataformas paralelas. Eles têm parâmetros inclinados em direção ao morro com degraus que vêm embutidos em suas paredes.

 

IMG_4840site

Patrocínio: Sunaq Peru Tour
Viaje para Ollantaytambo com www.sunaqperu.com
Fotos: Walter Fernandes

Confiram matéria completa em nossa edição 57  Setembro/2019 https://www.yumpu.com/pt/document/read/62803016/revista-flash-campinas