Cusco

Cusco ou Cuzco, que significa umbigo “do mundo” está situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, a 3400 metros de altitude acima do nível do mar e com uma população aproximadamente de 450 mil habitantes.

 

20190523_200740site

 

Caminhar pelas ruas estreitas com seus muros e construções incas e espanholas, o colorido das lojas de roupas, ponchos, mantas, a culinária ímpar, você cruzando o tempo todo e fazendo amizade com turistas de toda parte do mundo, isso tudo lhe traz uma atmosfera e uma energia incrível, eu diria que indescritível, o que faz de Cusco uma cidade Mágica.

 

20190528_133644site
Mercado Central San Pedro
O Mercado Central San Pedro é roteiro obrigatório para quem quer conhecer e comprar artesanatos, maca peruana, doces, pães peruanos, vários tipos de lembrançinhas, ou desfrutar da culinária local como beber uma Chicha Morada (suco de milho vermelho), uma Inka Cola (refrigerante sabor Tutti Fruti local que é uma delícia) ou simplesmente comer um Ceviche.

 

IMG_4513site

 

O imperador Pachacuti foi o homem mais poderoso da antiga América, principal responsável pelo período de maior expansão do império inca.
Pachacuti era talentoso e diplomata, antes das invasões, enviava mensageiros para expor as vantagens de os povos conquistados se unirem pacificamente ao império Inca.

 

IMG_4532site
Estátua de Pachacuti na Plaza de Armas

 

O acordo proposto era de que, se os dominados cedessem suas terras, manteriam um controle local exercido pelos dignitários locais que seriam tratados como nobres do Império e os seus filhos seriam educados em troca da integração ao Império e plena obediência ao Inca.

 

 

IMG_4520site
Plaza de Armas

 

A Plaza de Armas é o primeiro lugar que praticamente todos turistas que desembarcam em Cusco visitam, ela é o ponto central, onde está localizado o centro comercial, as igrejas museus, cafés, lojas, restaurantes e vários hotéis. Está próxima também ao Mercado San Pedro. É na Plaza de Armas que está localizado a Estátua do Pachacuti, ponto obrigatório de fotos.
O Peruano se orgulha de sua história, tradições e principalmente por serem os criadores do Pisco e do Ceviche, um dos maiores símbolos gastronômicos e cultural do país.

 

20190528_110328site
Charmosas ruas de Cusco

 

Há muitas igrejas e conventos em Cusco, além de museus e centros arqueológicos, a visitação da maioria são pagos, e muitos proibidos de tirar fotos no interior.
Contrate: sunaqperu.com
Tenha um guia exclusivo, com toda segurança, comodidade e conforto, além de aulas exclusivas em todos os roteiros de história inca, cusqueña e peruana.

 

 

IMG_4518site
Catedral de Cusco

 

A Catedral de Cusco é de estilo gótico-renascentista e barroco, levou mais de 100 anos para ser construída, sendo concluída em 1664. Rica em obras de arte de vários artistas da Escola Cusqueña de Pintura e Artes.

A escola é uma mistura da influência de estilos da Europa, principalmente espanhola, flamenca e italiana, dos padres artistas que vinham ao Peru para evangelizar através da arte, somado ao desejo dos pintores andinos e mestiços locais da época; de expressarem a realidade de acordo com a visão deles.

A Catedral conta com obras dos artistas Marcos Zapata, do italiano Bernardo Bitti, Angelino Medoro e de Mateo Pérez De Alesio, pintor e escultor italiano, aluno de Michelangelo.

Esses Influenciaram vários artistas peruanos, como o Inca Marcos Zapata, o último grande mestre, que retratou em um quadro a Última Ceia, mas ao invés de pão na mesa, um Cuy assado; típico roedor dos andes, além de frutas, pimentões frescos e secos; pratos típicos da região.

Mas o que mais me chamou a atenção foi a “Taytacha de los Temblores” que representa o “Senhor dos terremotos”. É uma cruz onde Jesus Cristo é negro, e segundo a história, é que houve um grande terremoto em Cusco em 1650 e tudo foi destruído, menos a cruz, que permaneceu intacta, e para abrilhantar, têm inclusive um quadro retratando a cidade destruída e somente a cruz intacta. Em decorrência, a cidade passou a cultuar a Cruz até a atualidade.

A cor preta não é o tom original, mas foi criada pelo acúmulo de fuligem de velas e lâmpadas de óleo, pigmento e pólen das flores ñuk’chu vermelhas que são despejadas na estátua quando é levada em procissão na Segunda-feira Santa.

De acordo com o meu guia, explicando e me mostrando toda a Catedral, acredita que a cruz foi feita com material da época, onde o artista andino fez sim uma escultura de Jesus Cristo negro, com características de um andino, expressando assim a sua visão e sentimento.

Para visitar a Catedral é obrigatório a compra de ticket e é expressamente proibido fotografar ou filmar dentro da igreja.

 

IMG_4517site
Iglesia de La Compania de Jesus

 

Iglesia de La Compania de Jesus fica localizada também na Plaza de Armas, teve o início da construção em 1571 e concluída no ano de 1668.
Um dos maiores exemplos de construção estilo barroco espanhol no Peru.
Os espanhóis construíram a Igreja em cima do templo Amarucancha, antigo palácio Inca Huayna Cápac.

Cusco é Patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

 

 

IMG-20190529-WA0038site

Texto e Fotos: Walter Fernandes ( na foto )