Vaticano

Cidade do Vaticano é uma Cidade-Estado criada através do Tratado de Latrão em 1929. Podemos dizer que é um País dentro da cidade de Roma. O Tratado de Latrão oficializou o território que hoje pertence ao Vaticano e onde reside os Papas, até então a residência papal ficava no Palácio de Latrão no lado oposto da cidade de Roma, na Colina Célio, local esse em que o Imperador Constantino deu ao Papa Milcíades em 313.

A Cidade do Vaticano é um Estado teocráticomonárquico, governado pelo bispo de Roma, o Papa. A maior parte dos funcionários são todos clérigos, católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. É o território soberano da Santa Sé e o local de residência do Papa, referido como o Palácio Apostólico.
É o menor país do Mundo, em território e população.

IMG_9100asite

Está situada em uma colina na região noroeste de Roma, mas não possui ligação com as sete colinas de Roma. Era o local dos oráculos muito antes da Roma pré-cristã. Vaticanus, também conhecido como Vagitanus, era um deus etrusco, que “abria a boca do recém nascido para que ele pudesse dar o primeiro grito, o primeiro choro”, e seu templo foi construído no antigo local de Vaticanum.

Lá se ergueu também o Circo de Nero. Acredita-se também que tenha sido o local em que São Pedro foi martirizado e sepultado. O imperador Calígula iniciou a construção de um circo (40 d.C.), que mais tarde foi completada por Nero, o Circus Gaii et Neronis,mais conhecido simplesmente como o Circo de Nero.

O obelisco do Vaticano foi originalmente tomado por Calígula a partir de Heliópolis, Egito, para decorar a coluna de seu circo e é, portanto, o seu último vestígio visível. Esta área tornou-se o local do martírio de muitos cristãos, depois do Grande incêndio de Roma, em 64 d.C. A tradição antiga afirma que foi nesse circo que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo.

IMG_9104asite

Em frente ao circo havia um cemitério, sendo separados pela Via Cornélia. Monumentos funerários, mausoléus e túmulos, bem como pequenos altares a deuses pagãos de todos os tipos de religiões politeístas, eram construídos até a construção da Basílica de Constantino de São Pedro, na primeira metade do século IV.

Os vestígios desta antiga necrópole foram trazidos à luz esporadicamente durante renovações por vários papas ao longo dos séculos, aumentando sua frequência durante o Renascimento, até que foram sistematicamente escavadas por ordem de Papa Pio XII entre 19391941.

Nota-se uma presença grande de visitantes de diversas outras religiões e credos no Vaticano, uma prova que o lugar não é só de peregrinação católica – cristã, é também de extrema importância turística, principalmente pela história, arquitetura e obras de artes, muitos vão para apreciar as obras de Michelângelo, por exemplo, no interior da Capela Sistina, e para isso, prepare-se para enfrentar uma enorme fila. Compre seu ticket com antecedência, fica a dica.

IMG_9123site

Em 326, a primeira igreja, a Basílica de Constantino, foi construída sobre o local onde os primeiros católicos romanos (desde o primeiro século da era cristã), bem como arqueólogos italianos, afirmam que foi o túmulo de São Pedro, enterrado em um cemitério comum no local.

A partir de então a área começou a se tornar mais populosa, mas a maioria apenas por habitações ligadas à atividade de São Pedro. Um palácio foi construído próximo ao local da basílica já no principio do século VI, durante o pontificado de Papa Símaco, que foi papa no período de 498-514.

Os papas gradualmente passaram a ter um papel secular como governadores de regiões próximas a Roma. Eles governaram os Estados Pontifícios. Durante um período de quase mil anos, que teve início no império de Carlos Magno no século IX, os papas reinavam sobre a maioria dos estados temporais do centro da Península Itálica, incluindo a cidade de Roma, e partes do sul da França. Durante o processo de unificação da península, a Itália gradativamente absorveu os Estados Pontifícios.

Em 1870, as tropas do rei Vítor Emanuel entram em Roma e incorporam a cidade ao novo Estado. Em 13 de março de 1871, Vítor Emanuel II ofereceu como compensação ao Papa Pio IX uma indenização e o compromisso de mantê-lo como chefe do Estado do Vaticano, um bairro de Roma onde ficava a sede da Igreja.

IMG_9138asite

Curiosidades sobre o Vaticano
– Possui 44 hectares e menos de 1000 habitantes, mas tem sua própria bandeira, hino, selos, correio e exército, na verdade uma guarda, com armamentos considerados inclusive obsoletos, são conhecidos como Guarda Suíça, foi fundada em 1506 por Júlio II, para fazer parte da guarda é preciso ser homem, solteiro, católico, ter no mínimo 1,74 metros de altura e idade entre 19 a 30 anos.

– Apesar da Igreja existir a mais de 2000 anos o Estado do Vaticano foi reconhecido apenas em 1929.

– Um dos pilares centrais desse território é a crença que o apóstolo Pedro foi morto e crucificado de cabeça para baixo onde hoje é o Vaticano. O Papa é a sucessão do apóstolo Pedro em sua missão diante da Igreja e peregrinos.

– É o único país do mundo a ser reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

– O Museu do Vaticano é o lugar onde tem as maiores coleções de obras de arte do mundo, são cerca de 70 mil, mas apenas uma parte delas é exposta ao público.

– É na Capela Sistina que acontece a eleição do Papa, um fato da história é que Michelângelo não queria fazer as pinturas, se dizia apenas um escultor, mas acabou cedendo e realizando os afrescos.

IMG_9116asite

Fotos: Walter Fernandes

Confiram matéria completa em https://www.yumpu.com/pt/document/read/65184344/revista-flash-campinas