Praia de Canasvieiras
A Praia de Canasvieiras em Florianópolis-SC durante o verão é um dos destinos mais movimentados da ilha na região norte, entre a Praia de Jurerê e a Praia da Cachoeira do Bom Jesus.
As águas calmas e a infraestrutura da região fazem dela uma praia frequentada por famílias.
É a praia de Florianópolis preferida dos nossos hermanos. Durante a alta temporada, Canasvieiras vira um verdadeiro reduto para famílias e jovens argentinos, uruguaios e paraguaios. Por conta disso, muitos estabelecimentos oferecem serviços em espanhol, e não é difícil inclusive encontrar jornais argentinos. Devido à grande infraestrutura, a Praia de Canasvieiras funciona como uma pequena cidade.
Não se sabe bem de onde vem o nome Canasvieiras. Em um mapa da região datado de 1786, o registro encontrado é Praia Cana Vieiras. Provavelmente, a praia ganhou este nome por uma variedade de cana que, ou existia no local ou foi cultivada pelos açorianos que deram início à pequena Vila de São Francisco de Paula das Cana Vieiras.
O fundamento da vila foi registrado em 1754. Lá, se cultivava a agricultura e a pecuária. Posteriormente, a pesca se firmou como principal atividade da praia.
Os ranchos de pescadores foram desaparecendo à medida que o balneário foi crescendo e hoje já não é possível encontrá-los.
A praia conta com atividades com o passeio de barco com mergulho na ilha do Arvoredo. O mergulho pode ser feito com cilindro, a qual você não precisa ter experiência, pois é acompanhado por um mergulhador profissional, ou usando Snorkel, uma máscara com snorkel, nadadeira e roupa de neoprene, que mantém você flutuando na superfície.
Os passeios de barcos Pirata partem do Pier de Canasvieiras, são várias embarcações piratas partindo a todo instante, no roteiro fortalezas, baia dos golfinhos e vista panorâmica para diversas praias, além de banho em alto mar.
Você também pode alugar lancha, jet sky ou fazer um vôo de parapente; o que não falta é diversão. Canasvieiras é uma das mais badaladas praias de Floripa.
Fotos: Walter Fernandes
Confiram matéria completa em https://www.yumpu.com/pt/document/read/65184344/revista-flash-campinas