Conheça Serro – MG
Por: Iolanda Soldatti
De Belo Horizonte em direção à Diamantina, pela Estrada Real – Caminho dos Diamantes – passando pelo imperdível Parque Nacional da Serra do Cipó – resguardada pelos raros ecossistemas que compõem a Cadeia do Espinhaço – chega-se à cidade de Serro que ainda guarda as características das vilas setecentistas mineiras e foi o primeiro município brasileiro a ter seu conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Para curtir a natureza, salpicada de trilhas e cachoeiras, o acesso é pela estrada de terra. Serro é famosa também pelo saboroso queijo que leva o nome da cidade, tombado em 2008 como Patrimônio do Brasil: o queijo do serro.
As ladeiras e o preservado casario colonial dos antigos barões da época do ouro são locais preservados na cidade que se destacam. Um bom preparo físico e um calçado confortável nos levam à Igreja de Santa Rita – um dos belos cartões-postais – no alto do Centro Histórico com acesso pela escadaria de 58 degraus.