Armação dos Búzios
Armação dos Búzios, popularmente chamada e conhecida simplesmente como Búzios, se tornou município autônoma de Cabo Frio em 1995, está situada na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, e a cerca de 173 quilômetros de distância da cidade maravilhosa.
Os barquinhos dos pescadores é o charme de Búzios
Ao todo são 23 praias que pertencem a Armação dos Búzios, destaque para as praias de: Geribá, Tucuns, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Marina, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Brava, Azeda e Azedinha.
Brigitte Bardot
Em 1964 a atriz, cantora e modelo francesa Brigitte Anne-Marie Bardot visitou a cidade, até então Búzios era apenas um vilarejo de pescadores desconhecida, ela se apaixonou pelo lugar e foi sem dúvida a principal responsável pela divulgação de Búzios para o mundo.
Hoje Armação dos Búzios recebe turistas do mundo inteiro, alguns até chamam de “a SaintTropez brasileira”. Brigitte Bardot foi um dos maiores símbolos sexuais das décadas de 50 e 60, foi eleita pela Revista Time como uma das cem pessoas mais influentes da história da moda.
Praia Azeda
História
A história de Búzios é muito rica, inicialmente era habitada pelos índios Tupinambás, conhecidos também como Tamoios, foi refúgio de piratas durante muito tempo, ponto de tráfico de PauBrasil, já foi bombardeada pelo navio Vingadores, invadida por franceses e ingleses, mas sempre sendo expulsos pelos portugueses.
Praia dos Ossos
Origem do nome Armação dos Búzios
No início do século XX, pescadores locais com a influência dos portugueses, aprenderam novas técnicas de pesca e a criação da armação dos peixes de Búzios (uma estrutura para capturar peixes), que acabou por dar origem ao nome do balneário: Armação dos Búzios.
Além da pesca, caçavam baleias para a extração do óleo, que era usado para a iluminação da cidade do Rio de Janeiro e também para exportação.
Os ossos dos animais capturados eram enterrados numa praia ao lado da Praia da Armação e que, por isso, acabou por ser chamada Praia dos Ossos – uma das mais famosas praias de Búzios e na nossa opinião, uma das mais belas também.
Búzios é reduto de muitos estrangeiros, como turistas ou residentes principalmente alemães, franceses e Italianos, que possuem casas, propriedades, comércio ou negócios. O turismo passou realmente a se desenvolver a partir da “invasão argentina” no fim dos anos 70, quando muitos argentinos instalaram-se em Búzios, compraram propriedades e estabeleceram residências e negócios. Nota-se também uma presença grande de argentinos que trabalham no comércio e hotelaria, como garçonetes, atendentes, cozinheiros, e diversos outros serviços.
Praia do Forno
Praia do Forno
Água transparente e areia tonalidade rosa e vermelha chama a atenção.
Praia Brava
Considerada a mais requintada de Búzios, com Beach Clubs onde a consumação mínima no verão pode chegar a 500 reais por pessoa.
Praia Brava
O acesso até Búzios saindo de Campinas é pelas Rodovias Dom Pedro e Dutra, Br 101 e RJs 124, 140 e 102. Em média de 9 a 10 horas de carro, depende muito do trânsito na linha vermelha e na RJ 102.
Ótimos lugares para comer é o que não falta em Búzios. A Rua das Pedras é o principal point gastronômico da cidade, a noite é bem badalado e movimentado, é onde se concentra grande parte dos melhores bares e restaurantes.
Praia da Tartaruga
A vida noturna de Búzios é para quem gosta de baladas, a noite começa quando o sol começa a se por. Muitos curtem o por do sol e já emendam em um dos bares ou restaurantes e finalizam em uma balada com muita gente bonita. Alguns lugares abrem apenas durante a alta temporada, por isso, verifique quais estarão abertos.
Texto: Renata Gavioli
Fotos: Walter Fernandes