Pelas Estradas de Pernambuco
Ah, o mar de Pernambuco. Sempre tive o sonho de conhecer “Boa Viagem”, convidei três amigas a se aventurar em busca de águas mornas pelas ondas do nordeste. Nossa aventura começou a partir do aeroporto de Recife, alugamos um carro e pegamos a estrada.
Praia de Boa Viagem
O primeiro destino foi a praia de Boa Viagem, lugar incrível, ao som de Alceu Valença La Belle de Jour, a canção conta a história de uma paixão entre Alceu e uma francesa que ele conheceu em Boa Viagem, o artista reside em Olinda e moradores me relataram que ele costuma fumar seu cigarrinho na sacada de sua casa e andar pelas ruas tranquilamente. Eu cheguei a passar na porta da casa dele, tirei fotos, gritei por ele, mas não tive a felicidade de encontrá-lo.
Mas voltando a praia de Boa Viagem, o aroma daquele lugar, me remeteu aos 10 anos de idade, onde naquela época tudo parecia muito distante e eu ali diante de tudo aquilo compartilhado com minhas amigas e não pense que Recife se baseia no mar, não é por acaso que recebe o nome de “Veneza Brasileira”, aonde com um catamará navegamos em torno da cidade, saindo e retornando ao marco zero.
Praia da Barra Grande
De lá, com o nosso carro alugado, percorremos até Maragogi ( Alagoas ), impossível destacar qual a melhor praia, Barra Grande, Antunes, Burgalhau ou Pedra do Xareu, com o passeio de buggy do então nosso amigo Cícero, ficou por nossa conta o dia todo.
Rumo as piscinas naturais, de lancha vivemos momentos inesquecíveis, em alto mar surge as piscinas naturais.
De volta a Pernambuco, já na praia dos Carneiros nos deparamos com um mar calmo e águas cristalinas, além de uma igreja do século XVIII. Seguindo a Ipojuca, mais conhecida como Porto de Galinhas, mar lindo e o que me marcou foram os arrecifes em alto mar, formando as piscinas naturais.
Praia dos Carneiros no município de Tamandaré em Pernambuco, parada dos Catamarãs, espécie de uma jangada, com travessia a partir de Porto de Galinhas. – Aluguel de Bugdy em Maragogi: Cícero (82) 9177-6237
Capela de São Benedito na Praia dos Carneiros
Praia Ponta do Mangue
Rumo a Olinda, subimos e descemos ladeiras, passamos pelo centro histórico, casa dos bonecos gigantes, igrejas e catedrais, em suma, com altares banhados a ouro e uma vista linda. E claro que não posso deixar de mencionar a culinária, tanto o prato principal a base de camarão, como as famosas cocadas que jamais poderei esquecer.
Outro lugar que merece destaque em Olinda é a visita a Casa dos Bonecos Gigantes, tradição na cultura do carnaval.
Texto e Fotos ( via celular): Renata Gavioli – Redatora Flash Campinas