A Origem do Molho Pesto
O molho pesto teve origem na cidade de Gênova, na Itália. Devido ao clima favorável, a região possuí uma incrível variedade de ervas e é lá que se encontra o manjericão mais aromático e saboroso do mundo.
Basicamente é feito de azeite extra virgem, folhas de manjericão moídas com pinoli (pinhões de pinus), queijos pecorino e parmesão, alho e sal.
O manjericão é macerado em um pilão — tradição que resiste até hoje. A palavra pesto tem origem no verbo italiano “pestare” que quer dizer macerar, moer.
Gênova tem tanto orgulho do seu pesto que todas as famílias possuem uma receita própria, tem aqueles que utilizam queijo fresco de cabra, colocam pimenta preta e substituí os pinhões por avelãs e nozes por exemplo. Porém, o azeite extra virgem, manjericão fresco e um pilão para moer são itens obrigatórios em qualquer receita.
Trofie ao “pesto alla genovese”, tradicional de Gênova.
O “pesto alla genovese” é famoso também pela qualidade e origem dos ingredientes que vem da região da Ligúria e a forma de preparar: o manjericão deve ser da Riviera Ligure e muito fresco, utilizando apenas as folhas mais novas, o azeite deve ser extra virgem, de preferência também daquela região, já o queijo deve ser de preferência o Parmigiano-Regiano e o Pecorino; e acrescentar sempre os pinhões.
Todos os ingredientes devem ser moídos no pilão, começando por moer o manjericão e juntando depois os outros ingredientes.
Pote de molho pesto, considerado o melhor e mais tradicional “Pesto Alla Genovese”, segundo alguns amigos nossos de Gênova.
#FlashCampinasnaEuropa
#10AnosdeFlashCampinas
Texto e Fotos ( via celular ): Walter Fernandes