Zürich – Suíça

Localizada na Suíça, no coração da Europa e aos pés dos Alpes Suíços, Zürich tem uma posição bem privilegiada dentro do país, ficando a 120km da capital Berna, rica desde a idade média, é considerada a capital financeira do mundo e está na lista dos lugares mais caros do mundo para viajar e viver. Mas calma, iremos dar umas dicas de como aproveitar essa linda cidade, sem gastar tanto.

 

Embora seja mais conhecida como um centro financeiro e de negócios, ela é também uma das cidades mais cosmopolitas e dinâmicas para o turista desfrutar e aproveitar.

 

Resumindo, Zürich é uma cidade com muitas atividades para ver e fazer, independente dos seus interesses.

 

IMG_7536aSite

 

 

A cidade é um exemplo de como manter tecnologia e modernidade alinhado à história, durante os passeios em Zürich você vai se deparar com o moderno e o antigo o tempo todo, o que chama bastante a atenção é o estado de conservação e preservação dos prédios antigos, principalmente no centro histórico.

Outro fator importante é a segurança. A Suiça é considerada um dos países mais seguros do mundo, então crimes principalmente como furtos, roubos e assaltos são praticamente inexistentes.

 

Nossa dica é você se hospedar próximo a estação Central de trem em Hauptbahnof, mais conhecida com HB, guarde esse nome, através desse ponto você se conecta por toda cidade, a pé ou de transporte público. A estação HB não é só uma simples estação, ela conta com lojas, restaurantes, mercados e está localizada no centro novo.

 

IMG_7647aSite

 

 

Caminhar pelo centro histórico é um dos melhores passeios, lá estão localizadas as igrejas Fraumünster, Grossmünster, Predigerkirche e St. Peter.
Conta também com bares, restaurantes, cafés e lojas de roupas e relógios.
Aliás, a Suiça é famosa pelos seus relógios, considerado o melhor do mundo, para quem gosta vai preparado, pois é uma vitrine mais linda que a outra.
O preço vai de 100 francos suíços, os mais simples até as Jóias de ouro e diamantes de valores bem elevados.

 

 

IMG_7556asite

Na foto acima um barco ônibus batizado de Helvetia ancorado em Bürkliplatz, próximo a ponte Quaibrücke, a ponte tem uma das melhores vistas de Zürich, ponto ideal para fotos. Zürich é banhada pelo rio Limmat, o que faz dela um charme!

Na cidade de Indaiatuba-SP, o bairro Helvetia foi colonizada por suíços que chegaram no Brasil em 1854, a fundação ocorreu em 1888 pelas famílias Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf.

 

Desde 1904 a sede da FIFA fica em Zürich, um prato cheio para os amantes do futebol, que aproveitam para visitar a sede e o museu, que conta a história de cada Copa do Mundo desde 1930, mais de 3 mil itens, entre eles, bolas, taças, chuteiras, fotos e camisas.

 

 

IMG_7661aSite

 

Zürich é uma cidade cara, mas algumas dicas para você aproveitar sem gastar tanto.
1) Se hospede próximo da estação HB, você estará perto de tudo, tanto do centro novo e histórico.

2) Leve Francos Suíços, eles até aceitam Euro, mas irão te devolver o troco em francos e as vezes farão a conversão e nessa você pode sair perdendo.

3) Faça compras no mercado COOP, muitas opções e variades desde frutas, chocolates, queijos, bebidas, sanduiches e marmitex. Maioria dos hotéis permitem o uso do microondas e isso torna uma opção de almoço ou jantar mais econômico. Muitos turistas dão essa dica nas redes sociais.

 
A Suiça também é responsável pela produção dos melhores queijos e chocolates do mundo, a fábrica da Lindt ( um dos chocolates mais famosos ) fica no bairro Kilchberg.

 

Texto e Fotos: Walter Fernandes