Zeca Pagodinho na Red Eventos
Zeca Pagodinho apresentou sua turnê ” De Santo Amaro a Xerém ” no dia 10 de novembro na Red Eventos em Jaguariúna, com realização de GP Produções.
O consagrado artista nasceu em Irajá, antes da fama na década de 70 trabalhou como camelô, office-boy e anotador do jogo do bicho, só no início dos anos 80, Pagodinho começa a se estabelecer como um versador de respeito. Em parceria com o flautista e partideiro Cláudio Camunguelo, teve sua primeira música gravada: “Amargura”. A faixa entrou no repertório do segundo disco do grupo Fundo de Quintal, fundado em 1977 e originário do Cacique de Ramos. A aproximação com o grupo acabou levando Zeca Pagodinho para perto de Beth Carvalho. Foi ela quem gravou seu primeiro sucesso: “Camarão que Dorme a Onda Leva”, que ganhou até clipe no Fantástico. A madrinha ainda gravou “Jiló com Pimenta” (Arlindo Cruz e Zeca). Depois foi a vez de Alcione registrar “Mutirão do Amor” (Zeca, Sombrinha e Jorge Aragão) no LP “Almas e Corações”, de 1983.
O pagode, então, já se preparava para estourar no Brasil. A RGE lançou a coletânea “Raça Brasileira” (1985). Entre as canções de Zeca estavam “Mal de Amor”, “Garrafeiro”, “A Vaca” e “Bagaço da Laranja”. Foram 100 mil cópias vendidas.No ano seguinte 1986, o sambista estreava em disco solo, “Zeca Pagodinho”. Emplacou os sucessos “Coração em Desalinho”, “Quando Eu Contar (IáIá)”, “Judia de Mim” e “Brincadeira tem Hora”, atingindo a marca de um milhão de cópias vendidas.
O sucesso desde disco foi tanto que a música “Judia de Mim” foi incluída na trilha sonora da novela Hipertensão.
Ao todo foram mais de 20 discos na carreira, venceu 4 Grammys, além de vários prêmios como MTV Video Music, Prêmio da Música Brasileira, Multishow, Contigo, Troféu Imprensa entre vários outros.
Fotos: Walter Fernandes
Walter Fernandes no Camarim