Maras
Pelas estradas do Vale Sagrado no Peru, cercada de montanhas e nevados, depois de visitar Chinchero, você vai seguir a rota a caminho das Salinas de Maras e o sítio arqueológico de Moray ( já mostrado em edições passadas).
Nevado Veronica
Depois de visitar as Salinas e seguir para Moray, em um caminho de terra, porém lindo e com belas paisagens, você vai cruzar dentro de uma cidadezinha chamada “Maras”.
Pelas estradas do Vale Sagrado
Maras é uma cidade bem pitoresca, lembra aqueles vilarejos dos filmes de velho oeste, a sensação é de estar em um daqueles cenários dos filmes ou simplesmente no interior do México, também retratado em vários filmes de Hollywood.
A maioria dos turistas que percorrem o Vale Sagrado dos Incas passam por Maras e não param. Mas Vale muito a pena uma caminhada nas ruas dessa cidadezinha, rica em história com várias casas e construções Incas de centenas de anos, preservadas até hoje.
A Plaza de Armas San Francisco tem um monumento com um casal inca e uma mula e abaixo deles esculpido na pedra, o sítio arqueológico de Moray, ao fundo o lindo Nevado Pitusiray ( foto abaixo ).
A cidade mantêm a preservação da história Inca, muitas das casas hoje são ocupadas por moradores, mas eles mantêm intactos as fachadas e escritas arqueológicas. A foto abaixo a fachada de uma dessas casas, essa de um Centro Cultural, todas são Patrimônio Mundial da Unesco.
Texto e Fotos: Walter Fernandes
Confiram matéria completa na edição maio/2021 https://www.yumpu.com/pt/document/read/65597450/revista-flash-campinas