Zeca Pagodinho na Red Eventos

Zeca Pagodinho apresentou sua turnê ” De Santo Amaro a Xerém ” no dia 10 de novembro na Red Eventos em Jaguariúna, com realização de GP Produções.

O consagrado artista nasceu em Irajá, antes da fama na década de 70 trabalhou como camelô, office-boy e anotador do jogo do bicho, só  no início dos anos 80, Pagodinho começa a se estabelecer como um versador de respeito. Em parceria com o flautista e partideiro Cláudio Camunguelo, teve sua primeira música gravada: “Amargura”. A faixa entrou no repertório do segundo disco do grupo Fundo de Quintal, fundado em 1977 e originário do Cacique de Ramos. A aproximação com o grupo acabou levando Zeca Pagodinho para perto de Beth Carvalho. Foi ela quem gravou seu primeiro sucesso: “Camarão que Dorme a Onda Leva”, que ganhou até clipe no Fantástico. A madrinha ainda gravou “Jiló com Pimenta” (Arlindo Cruz e Zeca). Depois foi a vez de Alcione registrar “Mutirão do Amor” (Zeca, Sombrinha e Jorge Aragão) no LP “Almas e Corações”, de 1983.

O pagode, então, já se preparava para estourar no Brasil. A RGE lançou a coletânea “Raça Brasileira” (1985). Entre as canções de Zeca estavam “Mal de Amor”, “Garrafeiro”, “A Vaca” e “Bagaço da Laranja”. Foram 100 mil cópias vendidas.No ano seguinte 1986, o sambista estreava em disco solo, “Zeca Pagodinho”. Emplacou os sucessos “Coração em Desalinho”, “Quando Eu Contar (IáIá)”, “Judia de Mim” e “Brincadeira tem Hora”, atingindo a marca de um milhão de cópias vendidas.

O sucesso desde disco foi tanto que a música “Judia de Mim” foi incluída na trilha sonora da novela Hipertensão.

 “Deixa a Vida Me Levar” (2002)  estabelece o artista como um dos grandes nomes da música brasileira, a música título vira o tema da Copa e o disco ganha o prêmio de “Melhor Álbum de Samba” no Grammy de 2002.Em 2016 é lançada em CD e DVD pela Universal Music Brasil, no quintal de seu sítio em Xerém, ” O Quintal de Pagodinho 3″ Zeca celebra, mais uma vez, o melhor do samba reunindo seu time de compositores, além de receber convidados como Maria Bethânia, Paulinho da Viola, João Bosco, entre outros grandes talentos da música brasileira.

Ao todo foram mais de 20 discos na carreira, venceu 4 Grammys, além de vários prêmios como MTV Video Music, Prêmio da Música Brasileira, Multishow, Contigo, Troféu Imprensa entre vários outros.

Fotos: Walter Fernandes

IMG_2430site

IMG_2542site

IMG_2461site 46063576_2148806888472307_9200852861896884224_n

Walter Fernandes no Camarim